terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Como as VLANs podem ajudar na segurança


Já há algum tempo que a preocupação com a segurança deixou de ser algo exclusivo de empresas voltadas somente à tecnologia. Esse assunto vem crescendo dia à dia nas organizações pelo mundo em todas as áreas possíveis.
Hoje aprenderemos como podemos melhorar a segurança com a aplicação de VLANs (Rede Local Virtual).


Uma VLAN é uma segmentação da rede dividindo estações, serviços e dispositivos em partes menores não restritos a um segmento físico. Resumindo uma VLAN pode ser definida como uma rede virtual que separa os dispositivos em redes menores.
Antigamente o motivo pelo qual eram implantadas VLANs era basicamente evitar a grande quantidade de broadcasts. Hoje a principal razão para se implementar VLANs é a segurança.
As empresas podem fazer a separação da sua rede interna inteira em partes. Poderia ser feito o isolamento de partes críticas ou extremamente importantes para a empresa para que o acesso a essas áreas não fosse facilitado.
Um exemplo de como essa separação pode ocorrer é:
Uma empresa pode fazer a separação da sua rede por departamentos, o departamento Administrativo á a VLAN1, o departamento Comercial á a VLAN2, o Financeiro a VLAN3 e a VLAN4 seria para o departamento Técnico.
Todas essas redes virtuais seriam distintas umas das outras mesmo pertencendo a mesma rede interna, a conexão entre elas deverá ser feita através de um Firewall que aplicaria as regras de acesso e as políticas de segurança de uma rede à outra.
É possível fazer a separação da rede de 'N' formas, e isso somente ajudará a aumentar a segurança do local que deseja proteger.

Autora: Jéssica Oliveira Varreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.