terça-feira, 18 de março de 2014

As Informações de sua empresa estão seguras?


Cada vez mais as informações estão se tornando um diferencial competitivo das empresas no mercado que atuam. Sabemos que ter informações privilegiadas e conhecer as estratégias da concorrência são diferenciais competitivos que podem mudar o rumo de uma negociação. E qual a preocupação que os gestores tem com a segurança das suas informações?

Será que os investimentos em segurança da informação levam em conta o valor deste bem? De que adiantam máquinas modernas que agilizam a produção, sem informações sobre o mercado, a concorrência, os clientes e projetos estratégicos? E se essas informações forem acessadas pela sua concorrência?

A forma dos ataques cibernéticos mudaram nos últimos anos, ao invés de parar sua rede ou mostrar uma “tela azul no seu Windows”, eles são cada vez mais complexos e direcionados buscando dados e informações estratégicas. O perfil dos usuários também mudou, hoje eles estão conectados 24 horas por dia, usam smartphones e tablets dentro e fora da empresa, e que na grande maioria não estão protegidos. E a segurança das redes continuam baseadas em um firewall e antivírus. Mas será que isso pode garantir a segurança das informações da sua empresa?

Segundo estudo da PWC, realizado no final de 2013, houve um aumento de 16% em incidentes de perda de informações em relação a 2012. Os registros de funcionários e clientes lideram a lista de categorias de dados afetados.

Acredito que segurança da informação vai muito além de ter um firewall e um antivírus. Devemos criar uma estratégia personalizada para nos proteger destes novos modelos de ataques direcionados. Precisamos ter visibilidade dos dados e informações que trafegam em nossa rede e pensar no novo perímetro a ser protegido e nos novos personagens que tem as informações em seu poder. 

Artigo: Marcelo Travi Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.