sábado, 31 de julho de 2010

quinta-feira, 29 de julho de 2010

ONG lança cartilha com dicas de uso seguro da internet para pais e filhos

O Comitê para a Democratização da Informática lançou nesta quarta-feira (28) uma nova cartilha com dicas para uma navegação segura na internet. Batizado de Guia Para o Uso Responsável da Internet 3.0, o livro pode ajudar crianças e adolescentes inclusive a não se tornarem criminosos sem saber.

A campanha prevê um guia impresso para crianças, que traz encartado um CD com os textos dirigidos a pais e professores. A publicação contém dicas, orientações, sugestões de links, vídeos, reportagens, histórias em quadrinhos e jogos que ajudam a fixar o aprendizado. O manual também está online, no site www.internetresponsavel.com.br, com áreas exclusivas para crianças, pais e professores.

Uma pesquisa divulgada por uma ONG que promove direitos humanos mostrou que 33% dos quase 2,2 mil estudantes entrevistados têm um amigo que já sofreu algum tipo de humilhação na internet.

Boa parte dos problemas ocorre porque muita gente não tem ideia do alcance da internet e não sabe se comportar no mundo virtual. Os especialistas lembram que a rede é como uma grande praça pública, com uma diferença: as informações e imagens divulgadas eletronicamente podem ser vidas por milhões de pessoas, copiadas e manipuladas - o que exige um cuidado extra.

"É como se a criança estivesse navegando em um novo espaço público, sem limite nenhum. Tem coisas boas, mas há coisas maliciosas, e conteúdos de violência que, se a criança navegar sem conhecimento dos pais, ela vai ser impactada", afirma o psicólogo Rodrigo Nejm, da SaferNet Brasil.

Click aqui e confira

Fonte: Clicrn

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Estudo: 73% dos brasileiros não reconhece sites de phishing

Pesquisa da VeriSign também revelou que pessoas entre 35 e 44 anos são mais vulneráveis.

Uma pesquisa da Opiniões de Valor, desenvolvida para VeriSign no último trimestre de 2009 com 1.006 brasileiros, revelou que 73% dos internautas correm o risco de sofrer fraudes online por não serem capazes de identificar as diferentes formas de phishing que acontecem atualmente on-line.

O estudo pediu aos entrevistados para que identificassem qual das duas imagens de um website, apresentadas lado a lado, pertencia a um site fraudulento de phishing. O sinal indicador mais ignorado foi a ortografia do site, com 73% das pessoas não conseguindo identificar os erros ortográficos que denunciariam o site de phishing.

Os outros sinais indicadores incluem inexistência do símbolo do cadeado na barra de endereço do navegador (54% enganados), solicitação de informações adicionais sobre conta (36% enganados) e URL contendo um nome de domínio numérico e não específico (33% enganados).

A investigação também fornece informações a respeito da vulnerabilidade de diferentes parcelas da população. As mulheres são 10% mais suscetíveis a serem vítimas de phishing que os homens, enquanto pessoas na região Centro-Oeste do Brasil são as menos suscetíveis a cair nas armadilhas dos fraudadores da Internet. O grupo etário mais vulnerável é o entre 35 e 44 anos, que tem 21% mais chances de ser vítima de phishing que o grupo entre 18 a 24 anos.

"O phishing continua a ser um grande desafio para as empresas online," disse Gastão Mattos, do MIS (Movimento Internet Segura). "Apenas um ataque de phishing é o suficiente para reduzir drasticamente a confiança que o público que navega na Web deposita em uma organização. Uma vez que a confiança é perdida, é muito difícil recuperá-la; e, com a concorrência a apenas um clique de distância, isso é algo que as empresas não podem permitir que aconteça.

Fonte: IPNews

Conheça o Worry-Free Business Security Services

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Controlando emails com o NAC 3

Trend Micro disponibiliza solução gratuita na web

O Trend Micro Browser Guard 2010, a mais nova solução gratuita desenvolvida pela Trend Micro, está disponível para download no site Free.Antivirus.com. A ferramenta é um plug-in simples de navegador que protege ativamente os usuários, bloqueando malwares antes que possam afetar o computador, ao identificar as páginas web maliciosas.

A solução combate ameaças sofisticadas, tais como ataques de dia zero do Hydraq e do Aurora, que agem em vários vetores de comunicação, como e-mail, web e arquivo.

Criminosos digitais frequentemente inserem JavaScripts maliciosos em páginas web, na esperança de que pessoas com versões vulneráveis do IE, visitem-nas para, inadvertidamente, fazerem downloads d o malwares. A ferramenta as analisa e, assim, impede que o JavaScript explore as vulnerabilidades e aja no computador do usuário.

Os sistemas operacionais suportados pelo Browser Guard são: Microsoft Windows XP Home/Professional (mais recente), Windows Vista (mais recente) e Microsoft Windows 7.

Para uma proteção mais avançada e eficiente, a solução se comunica ainda com a infraestrutura da Trend Micro Smart Protection Network, aprimorando a proteção, independentemente do fato dos usuário em questão utilizar ou não os produtos Trend Micro.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Como Usar o Banco On-line com Segurança

Dicas para pequenas empresas não descuidarem da segurança

Operações bancárias on-line são uma faca de dois gumes para pequenas empresas: são simples e convenientes, porém as tornam mais vulneráveis aos criminosos digitais. Existem milhares de pequenas empresas e nenhuma delas possui um grande orçamento para gastar com TI ou com uma equipe numerosa.

Assim como os arrombadores de cofres antigos, os criminosos digitais também contam com muitas ferramentas para violar as contas on-line. Geralmente, as empresas são persuadidas a revelarem seus dados sigilosos por meio de ataques de phishing.  Um ataque de phishing ocorre quando um e-mail aparentemente legítimo leva a um site em que são pedidas informações sigilosas (tais como nome de usuário, senhas, data de vencimento do cartão de crédito etc.). Tanto os e-mails quanto o site têm uma aparência profissional e parecem vir de remetentes legítimos e confiáveis. Assim que os criminosos conseguem a informação que procuram, eles podem acessar diretamente as contas para transferir fundos ou vender os dados de acesso para outros criminosos. As informações relativas a contas bancárias costumam ser vendidas por um percentual do saldo disponível em conta (é possível encontrar contas on-line sendo vendidas por apenas 3% do valor disponível).

As melhores práticas para usar o banco on-line com segurança
A despeito dos riscos, o banco on-line é uma ferramenta muito importante para as empresas no acelerado mundo dos negócios. Eis algumas das melhores práticas para seus clientes continuarem a ter segurança ao usar o banco on-line.

Ensine os funcionários: A engenharia social ainda é muito usada na obtenção de informações sigilosas. Oriente seus clientes a nunca confiar nos e-mails que solicitam informações pessoais, como nomes de usuário ou senhas. Se não houver ninguém na empresa qualificado para realizar esse tipo de treinamento, uma opção é buscar um profissional ou um consultor de TI confiável para treinar os funcionários. Para sua revenda, pode ser uma ótima oportunidade para demostrar seu conhecimento e seus serviços!

Proteja os sistemas: Assegure-se de que os sistemas corporativos de seus clientes (PCs, servidores de arquivos e de e-mail) estão protegidos por produtos corporativos confiáveis de segurança na Internet e que estão sendo usadas as mais recentes atualizações. As soluções para consumidores domésticos (pagas ou gratuitas) não são suficientes no oferecimento de uma cobertura e uma visibilidade adequadas à segurança de uma pequena empresa.

PC exclusivo para as operações bancárias on-line: Designe um único computador a ser usado nas transações on-line da empresa. Esse computador deve servir apenas para as transações bancárias on-line e não para outras atividades como envio e recebimento de e-mail, navegação na Web ou compartilhamento de arquivo. Isso evita que o PC tenha contato com sites, e-mails ou arquivos que são fonte de malware.

Consulte seu banco: Converse com seu banco sobre o tipo de segurança que eles possuem e sobre outras práticas que eles recomendam, baseadas no sistema deles. Familiarize-se também com as proteções e processos fornecidos para as contas de pessoas jurídicas no caso de haver qualquer perda.